Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE REALIZA INTERVENÇÃO COM CLOWNS NO CENTRO DE TEÓFILO OTONI

O Levante Popular da Juventude, em apoio à movimentação estudantil local realiza oficina e intervenção de Clown com estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A intervenção ocorreu no dia 31 de maio no centro da cidade de Teófilo Otoni (MG). Seu objetivo era dialogar com a população teófilo-otonense sobre as pautas da precarização da educação brasileira e do transporte público local.


  


Sobre as Pautas 


A pauta da educação surge como reflexo do próprio processo precário de constituição da UFVJM. A Instituição surge no ano de 2005 como parte do projeto do governo federal de expansão do ensino publico superior no Brasil. Um processo de interiorização da educação brasileira que não vem acompanhada da qualidade estrutural e pedagógica necessária. Desde o início das atividades no campus os estudantes vêm sofrendo com o descaso do governo em garantir uma educação digna e de qualidade. Ampliar essa pauta para além das fronteiras das IFES, hoje, em sua grande maioria em greves docentes e estudantis é se deparar com a estrutura neoliberal do nosso Estado. Um Estado que não coloca como prioridade a educação, a saúde, a moradia, o acesso à cultura e ao lazer de nosso povo. Entretanto, garante estabilidade aos investimentos das grandes empresas e empresários nacionais e internacionais. 



O sistema de transporte público local é outro grande problema vivenciado diariamente pelos estudantes e por toda a população teófilo-otonense. Com poder de monopólio, a empresa Vale do Mucury, controla o sistema de transporte público local a mais de 50 anos. O que a população local ganha com isso? Simples. Tem-se em troca: a superlotação dos ônibus, a quantidade insuficiente de linhas para os bairros e para a zona rural, as altas tarifas, a falta de segurança em algumas linhas pela dupla tarefa de motorista/ trocador atribuída ao condutor do veículo e uma lei do meio-passe que não contempla as reais necessidades dos estudantes no município. 



A luta pela educação brasileira e por um transporte público de qualidade não é uma luta apenas dos estudantes, mas de toda população teófilo-otonense. Uma luta do povo, uma luta popular! 



LEVANTE PELA EDUCAÇÃO BRASILEIRA! 

LEVANTE CONTRA O MONOPÓLIO DA VALE DO MUCURY!
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário